7 dicas para estruturar os processos internos da sua agência!

Processos internos são a estruturação de fluxos de trabalho para qualquer tarefa ou atividade realizada dentro de uma agência de comunicação. Fundamentais, eles ajudam a estruturar a rotina de demandas e a aumentar a produtividade, evitando principalmente atrasos e retrabalho.

Processos internos são a maneira como uma empresa executa demandas rotineiras, desde a chegada de um novo cliente até o desenvolvimento de um projeto. O que constitui um processo é seu detalhamento, ou seja, o roteiro de como determinada tarefa será executada.

Quando definido, sabe-se exatamente a ordem do que deve ser feito e de que maneira esse trabalho é realizado. Um processo interno é um conjunto de definições como quem executa, em quanto tempo é feito, por quais níveis de aprovação passa, quais ferramentas são utilizadas e todo o detalhamento relacionado à demanda em questão.

Uma agência tem uma série de tarefas e atividades de rotina. O ideal é que haja um processo bem-definido para cada uma e que seja principalmente de amplo conhecimento por todos os funcionários. Quanto mais destrinchado e detalhado for, maiores serão as chances de ele ser executado com perfeição, seguindo parâmetros de qualidade e no tempo certo.